Acne


A acne é muito temida entre homens e mulheres, procure um dermatologista para uma melhor avaliação enquanto isso veja algumas dicas:

Faça esfoliação facial para limpar e prevenir acne



Receita de Esfoliação Caseira para Espinhas no Rosto


Para todos os tipos de pele.


Duas colheres de aveia em flocos finos e duas de mel, misture tudo muito bem.

Para pele oleosa


Junte casa de abacaxi com água e bata no liquidificador, misture o sumo com duas colheres de aveia.

Para pele oleosa 2


1 colher de cá de iogurte e outra de sopa de aveia, misture.

Como aplicar a esfoliação no rosto:
Fazer movimentos suaves e delicados, por 2 a 3 minutos. Após, lavar com bastante água, usar um hidratante de sua preferência e protetor solar.

Chás medicinais para espinhas ou acnes:


·                             angélica

·                             cavalinha

·                             sabugueiro

·                             salsaparrilha

·                             caroba

·                             camomila

Tomar os chás alternadamente:

1.                        semana : chá de angélica

2.                        semana: chá de cavalinha

3.                        semana: chá de sabugueiro e assim por diante.

Podem ser administradas 3 a 5 xícaras ao dia, em jejum e ou intervalos das refeições. Se houver uma aparente piora, significa que o organismo começou a reagir, expulsando as toxinas. É a crise curativa. Continue usando os chás, assim será feito o tratamento de espinhas com chás caseiros.

Tomar diariamente, de manhã e no jantar , 1 copo de suco de cenoura, extraído pela centrífuga ou coloque no liquidificador 1 copo de 200 ml de suco de laranja e 1 cenoura média, lavada e picada. Bater e tomar sem acrescentar açúcar, caso queira use mel de abelha. Nunca açúcar branco refinado. Em cada uma das três refeições diárias, tomar uma colher de sobremesa rasa de lêvedo de cerveja, diluído em suco de frutas ou água.

Opte por uma alimentação natural, cereais integrais, verduras e hortaliças, frutas, leite ou iogurte desnatado. Verduras cruas contem bastante fibra, regula o intestino, e , portanto benéfica para a acne. É importante combater a prisão e ventre. Lembre-se que tratar espinhas com chás caseiros não substitui outros tratamentos que esteja fazendo.

Mascara de arroz

A seguir um tratamento caseiro a base de arroz para combater as espinhas, a máscara de arroz é um tratamento a longo prazo para acabar com as temidas espinhas no rosto. Segundo o site de onde foi retirada a receita da mascara de arroz para espinhas e acnes, o tratamento previne o aparecimento de novas acnes e espinhas no rosto e pontos negros, além disso promete hidratar a pele e limpar profundamente.

A aplicação do tratamento caseiro deve ser feita uma vez na semana, para os casos mais graves pode-se aplicar este tratamento caseiro 2 ou 3 vezes por semana. Além do rosto o tratamento caseiro com máscara de arroz pode ser aplicado nas costas e braços a fim de eliminar as espinhas e acne de locais indesejados.

Receita


·                             Arroz cozido (sem temperos ou condimentos)

·                             Leite

Aplicação


Triturar o arroz cozido com o leite a fim de obter uma mistura consistente e cremosa. Aplicar a máscara anti-acne nos locais desejados deixando atuar por cerca de 10 minutos. Decorrido o tempo, tire a máscara com água morna massageando bem a pele. Deixe a água secar naturalmente, após, passe um creme hidratante. Ótima dica de tratamento caseiro com máscara de arroz para eliminar as espinhas no rosto.

Dica: Caso não tenha um hidratante, aplique um iogurte e deixa agir por 10 minutos lavando em seguida.



Receita para eliminar as espinhas no rosto


Para eliminar as espinhas deve fazer uso abundante de vitamina A.
Tomar diariamente, no desjejum e no jantar , 1 copo de suco de cenoura, extraído pela centrífuga.
Se não tiver centrífuga:
Coloque no liquidificador 1 copo de 200 ml de suco de laranja e 1 cenoura média, lavada e picada. Bater e tomar sem adoçar. Caso queira adoçar, use mel de abelha ou açúcar stévia. Nunca use açúcar branco refinado. Em cada uma das três refeições, tomar uma colher de sobremesa rasa de levedo de cerveja em pó, diluido em água ou suco de frutas, ou mesmo, diluido no suco da cenoura. ou 2 comprimidos 3 vezes ao dia.


Chás medicinais para Acne, ou espinhas:
Chás de caroba, cavalinha, salsaparrilha, sabugueiro, camomila, angélica. Alternar os chás:
1ª semana : chá de caroba
2ª semana: chá de cavalinha
3ª semana: chá de salsaparrilha e assim por diante.
Podem-se tomar 3 a 5 xicaras por dia, em jejum e nos intervalos das refeições. Se houver uma aparente piora, isto significa que o organismo começou a reagir, expulsando as toxinas. É a crise curativa e finalmente a eliminação das espinhas no rosto.




Os mitos da ACNE


Comida X ACNE


Batata-frita, chocolate, açúcar, etc. Não tem nenhum efeito que foi comprovado sobre cravos e espinhas. Nenhum estudo científico até agora encontrou qualquer diferença significativa do grupo que ingere esses alimentos, e do grupo que não ingere.

Porém, estudo recente, comprova que o alto consumo de leite pode provocar cravos e espinhas, estudo dizem que pode ser causada por homônios presentes no leite de vaca. Frutos do mar, também gera alguns problemas com acne, mas são mínimos.

Higiene pessoal x ACNE


Apesar do que muitos dizem, espinhas não são causadas por higiene pessoal deficiente, ela não é causada pela sujeira. Os bloqueios da acne ocorrem profundamente dentro dos canais estreitos, onde seria impossível lavar. É aconselhável limpar a pele, porém não prevenirá cravos e espinhas, e uma limpeza mais forte, pode aumentar os cravos, ao danificar a pele.

5 contra 1 x ACNE


Apesar do que a grande maioria diz, não há evidencia científica que comprove que a masturbação pode causar cravos e espinhas.


Falso.

A acne não é curável, ao contrário do apregoado em tantos anúncios de produtos para pele. Contudo, utilizando remédios adequados e seguindo uma dieta balanceada é possível controlar o avanço ou prevenir o desenvolvimento da doença.


Verdadeiro.

A acne é uma doença das glândulas sebáceas da pele decorrente da obstrução dos poros, com surgimento de lesões conhecidas popularmente por espinhas. As lesões da acne geralmente ocorrem na face (mais comum), pescoço, dorso, tórax e ombros. Apesar de não ser uma séria ameaça à saúde, as cicatrizes permanentes podem desfigurar uma pessoa e serem motivo de ansiedade. A relação exata entre acne e adolescência é desconhecida, as variações hormonais típicas do período fazem com que as glândulas sebáceas aumentem seu tamanho em até três vezes – e esta pode ser uma pista valiosa.


Verdadeiro.

Em algumas mulheres, a acne persistente é causada pela produção excessiva de andrógenos e isto pode ser diagnosticado a partir de alguns sinais, como: acne de início na idade adulta, hirsutismo (crescimento excessivo de pêlos em lugares onde antes não existiam), acne que piora no período pré-menstrual, ciclos menstruais irregulares e níveis sanguíneos elevados de certos andrógenos.


Verdadeiro.

O estresse realmente pode agravar a acne em alguns indivíduos. Manter um padrão regular de sono é importante no controle da doença.


Falso.

A princípio, o sol mascara a acne, desidratando as glândulas da pele, e parece melhorar o quadro geral. Contudo, o sol também danifica os folículos e causa entupimento dos poros, resultando em mais acne – este efeito em geral surge 3-4 semanas após exposição à luz solar.


Falso.

Um dos mitos mais famosos relaciona atividade sexual ao agravamento da acne. Isto, obviamente, não possui qualquer fundamento. Na verdade, o sexo pode reduzir os níveis de estresse e com isto diminuir a acne.


Falso.

Menos de 2% dos casos de acne decorre de alergias alimentares. Na maioria das pessoas, porém, não existe uma associação específica entre determinados alimentos e acne - o que existe é uma relação entre acne e ingestão calórica. Dietas hipercalóricas aumentam os níveis de testosterona e a testosterona aumenta a produção de secreção nas glândulas da pele - que posteriormente se transformarão em lesões da acne.

Uma boa nutrição ajuda a manter a pele saudável. Alguns cientistas afirmam que cafeína e alimentos excessivamente salgados podem agravar a acne em certos indivíduos. Ainda, recomenda-se ingerir pouca gordura e pouco açúcar, aumentando a quantidade de frutas e vegetais – uma dieta rica em fibras vegetais e pobre em gorduras é excelente para a saúde do corpo como um todo. E beba bastante água – oito copos diários são o mínimo recomendado.


Verdadeiro.

Exercitar-se faz bem para a saúde, melhora a circulação sanguínea e oxigena melhor os órgãos do corpo – inclusive a pele, o maior deles. Tome apenas o cuidado de lavar o rosto após os exercícios para remover o suor e a secreção oleosa que contêm bactérias.


Falso.

Aplicar pasta de dente nas lesões antes de dormir, à noite, faz parte da rotina de muitas pessoas portadoras de acne. A pasta desidrata as lesões. Os pesquisadores dizem, porém, que o flúor presente nos cremes dentais causam espinhas e podem irritar ainda mais o local da aplicação. A escolha é sua.


Verdadeiro.

Mas deve-se tomar cuidado com a "limpeza". Não lave exageradamente, uma vez que a pele precisa de um nível específico de pH para manter-se saudável. É importante observar que a acne não é causada unicamente por pele "suja", mas resulta de poros obstruídos infectados com bactérias – e isto é causado por uma série de fatores, não apenas sujeira. Limpar o rosto muitas vezes não é o suficiente para evitar a acne. Além disso, limpar erradamente pode agravar a doença.

O recomendado: lave seu rosto duas ou três vezes por dia, no máximo, desde o queixo até a linha de cabelos na parte superior da testa, com movimentos circulares e delicados. Enxágüe com bastante água morna e utilize uma toalha macia para secar a pele. Não utilize buchas ou esponjas.

A escolha adequada do sabonete é crucial. Sabonetes detergentes ajudam a diminuir a produção de sebo, mas em alguns casos podem piorar a doença. Via de regra, recomenda-se o uso de sabonetes leves. Não se recomendam adstringentes, a menos que a pele seja extremamente oleosa. Caso eles sejam recomendados, utilize-os apenas sobre os pontos mais oleosos.


Verdadeiro.

O zinco é um mineral que tem mostrado resultados extremamente eficientes em vários estudos científicos – seu efeito pode ser comparado ao da tetraciclina. Mas cuidado: altas doses de zinco (acima de 100 mg de zinco por dia) são tóxicas. Recomenda-se uma ingestão diária de 50 mg, mas os resultados podem levar até 3 meses para aparecer. A acne pode piorar antes de mostrar sinais de melhora. O zinco não é a cura definitiva da acne, mas consegue bons índices de resposta em até 75% dos casos.


Verdadeiro, mas depende do caso.

Casos de acne moderada ou acentuada geralmente necessitam antibióticos por via oral para controlar a inflamação e a proliferação de Propionibacterium acnes (um tipo de bactérias normalmente presente na pele).

Algumas pessoas apresentam efeitos colaterais com o uso destes antibióticos, tais como sensibilidade exagerada à luminosidade, queimação no estômago, tonteira ou descoloração da pele, entre outros.

Não se deve administrar tetraciclina (um dos antibióticos comumente utilizados no tratamento da acne) a gestantes ou crianças com menos de 12 anos de idade, pois este medicamento pode causar descoloração dos dentes em desenvolvimento.

O tratamento com antibióticos geralmente leva de 4 a 6 meses para mostrar seus resultados mais definitivos e deve sempre ser realizado sob acompanhamento médico.


Falso.

Em hipótese alguma esprema suas espinhas – isto só aumenta o risco de cicatrizes indesejáveis. Além disso, não colocar as mãos nos rosto talvez seja o remédio mais menosprezado na história do tratamento da acne. As mãos são uma fonte interminável de bactérias. Evitar este contato é especialmente difícil – em geral ele ocorre de maneira inconsciente – mas não menos importante que todos os outros remédios e "simpatias" que você utiliza.


Falso.

Cosméticos oleosos (p.ex.: batons) podem causar comedões, as lesões precursoras da acne. Produtos capilares como laquês, quando em contato com a pele, podem causar queimação ou prurido nas pessoas com acne, piorando a doença.

1. No calor, a gente costuma ter mais cravos e espinhas.

Verdadeiro. O calor deixa a pele mais oleosa, favorecendo o aparecimento de espinhas.


2. Cremes de rosto obstruem os poros.

Verdadeiro. Cremes em excesso obstruem os poros, um prato cheio para cravos e espinhas. Não vai deixar de usar protetor solar por isso: invista em produtos a base de gel e loções.


3. O sol ajuda a secar espinhas.

Falso. A radiação solar pode desencadear um tipo de acne chamada acne estival: na tentativa de se proteger, ocorre um espessamento da camada córnea da pele, que prejudica a saída da oleosidade natural, favorecendo o aparecimento das benditas.


4. Lavar o rosto muitas vezes por dia só piora a oleosidade da pele.

Falso. O que aumenta a produção de óleo é a fricção da pele, não o sabonete e muito menos a água. Sentiu que o rosto está oleoso? Lave. Prefira os sabonetes neutros, com alto poder de limpeza e sem nenhuma contra-indicação.


5. Espinha é um cravo inflamado.

Verdadeiro. Cravo também é acne. Eles aparecem quando o buraquinho por onde sai a oleosidade da pele fica tampado por causa do excesso de sebo. Se ele inflamar, vira espinha.


6. Chocolate dá espinha.

Nunca se conseguiu comprovar essa teoria que muita gente sente na prática. Então o conselho dos médicos é o seguinte: percebeu que a piora da pele está relacionada à ingestão de algum alimento? Evite!



7. Tratamento para acne deve ser suspendido no verão.

Depende do tratamento. Os com ácido devem ser reservados para o inverno, mas há terapias indicadas para o verão, como as que usam antibióticos. Pergunte ao seu dermatologista.



2 comentários:

Obrigada pela visita e seja bem vinda não esqueça de seguir o blog
Deixe seu comentário ou sugestões.
Tudo será lido com carinho e respondido :)
Não será aceito comentários ofensivos.
Não será aceito comentários anônimos